Os casamentos de parentes próximos - Consanguinidades

          Quando comecei a compor os registros das famílias das quais estou ligado genealogicamente, me deparei com um fato surpreendente, que até então desconhecia: os casamentos consanguíneos. No século passado, a maioria dos casamentos aconteciam entre pessoas geneticamente próximas. Era muito comum o casamento entre primos de vários graus de consanguinidade, mas também entre tios e sobrinhos, o que era mais raro, mas não incomum. Imagino que, em tratando-se do Seridó Potiguar, além das tradições de casar os filhos entre parentes próximos, as pequenas populações das cidades também contribuiam para que parentes casassem entre si.
          Em ambos os troncos principais a que pertenço, houveram muitos casamentos consanguíneos. Não irei muito atrás no tempo de meus antepassados, porque haveria que listar um sem-número de pessoas, as quais tiveram casamentos consanguíneos. No entanto, partindo da geração de meus avós, tentarei enumerar os casais que uniram-se nestas condições:

- De minha família materna:
  •  Francisco Cândido de Oliveira Mendes (Chico Cândido) e Porfíria Isabel Bezerra de Araújo - meus bisavós maternos, avós paternos de minha mãe. Eram primos legítimos, e na ascendência, seus pais também eram parentes. Francisco Cândido era filho do casal Cândido de Oliveira Mendes e Laurinda Bezerra de Vasconcelos, e Porfíria Isabel era filha do casal Luiz de Medeiros Galvão Júnior (Lucas Olhão) e Guilhermina Francisca de Medeiros. Laurinda, mãe de Francisco Cândido, e Luiz de Medeiros, pai de Porfíria, eram irmãos, ambos filhos do Cap. Luiz de Medeiros Galvão e Claudina Bezerra de Vasconcelos.
  • Dos filhos do casal acima, meus bisavós Francisco Cândido e Porfíria Isabel, quase todos casaram-se consanguineamente. Guilhermina Francisca de Oliveira casou com Francisco Viterbo Bezerra, seu primo. Francisco Viterbo era filho de Francisco Bezerra de Medeiros (Chico Tenente) neto do Cap. Luiz de Medeiros Galvão (citado acima), que por sua vez era bisavô de Guilhermina. Assim, Guilhermina era ao mesmo tempo, sobrinha-neta e bisneta do avô do marido.
  • Severino Ramos de Oliveira casou-se, em primeiras nupcias, com sua prima Adélia Adelvina de Medeiros. Adélia era filha do casal Antonio Pires de Medeiros (Antonio Lucas) e Luisa Maria de Oliveira. Antonio Lucas era irmão de Porfíria Isabel, mãe de Severino. Ficando viúvo de Adélia, Severino contraiu matrimônio com Engrácia Pires de Oliveira.
  • Antônio Cândido de Oliveira e Ana Bezerra de Medeiros. Ana era sobrinha de Porfíria Isabel, filha do seu irmão Manoel Pires de Medeiros (Neco Lucas). Portanto, ambos eram netos do casal Luiz de Medeiros Galvão Júnior (Lucas Olhão) e Guilhermina Francisca de Medeiros.
  • Meu avô materno, Tomaz Teodomiro de Oliveira (Tomaz Cândido) casou-se duas vezes. A primeira com sua parente distante, Francisca Bezerra de Assis, e após o falecimento desta, contraiu núpcias com minha avó Idila Galvão de Lira. Ainda não posso afirmar, mas tudo indica que minha avó Idila, também pertence à mesma família "Galvão" de Currais Novos. Isso, ainda preciso apurar, mas se Idila também for uma "Galvão" dos mesmos troncos de Currais Novos, também será uma parente de meu avô Tomaz. Tomaz e Francisca eram parentes em 5 graus. Eis o caminho que os ligava: Francisca Bezerra de Assis, filha de Maria Etelvina de Araújo, filha de Laurentino Bezerra de Araújo Galvão, filho de Tereza Aureliana de Jesus, filha de Cipriano Lopes Galvão, irmão de Manoel Bezerra Galvão, pai de Claudina Bezerra de Vasconcelos, mãe de Laurinda Bezerra de Vasconcelos, mãe de Francisco Cândido de Oliveira, este último, o pai de Tomaz Teodomiro de Oliveira.
  • Finalmente, o caçula dos homens, e penúltimo filho do casal Francisco Cândido e Porfíria Isabel, Vicente Cândido de Oliveira, casou-se com sua prima Inácia Vasconcelos de Medeiros, filha de Luiz Pires de Medeiros (Luiz Lucas) e Amélia Adelaide de Vasconcelos. Luiz Lucas era irmão da minha bisavó Porfíria Isabel, e portanto tio de seu genro, Vicente Cândido.
- De minha família paterna:

Na minha ascendência paterna, existem alguns casamentos consanguíneos. No entanto, são pessoas mais longínquas, o que não comentarei aqui. Mas, entre os meus tios paternos, há um casamento de pessoas muito próximas: Vicente Pinheiro Galvão e Maria Pinheiro de Andrade (irmã de meu pai).
  • Vicente Pinheiro Galvão e Maria Pinheiro de Andrade eram primos legítimos. Vicente era filho do casal Antonio Pinheiro Galvão e Bárbara Maria da Conceição. Maria, filha dos meus avós Manoel Pinheiro de Andrade e Ana Francisca da Conceição. No entanto, Bárbara e Ana eram irmãs, e Manoel Pinheiro e Antonio Pinheiro, primos legítimos.

 Como último comentário, descobri, finalmente, que meus pais Antônio Pinheiro de Andrade Sobrinho e Marlene Galvão de Oliveira, também tinham relações parentais. Eram primos em 5° grau. Eis a relação existente entre eles: Marlene Galvão, filha de Tomaz Teodomiro de Oliveira, filho de Porfíria Isabel Bezerra de Araújo, filha de Luiz de Medeiros Galvão Júnior, filho de Manoel Lopes Galvão, irmão de Ana Lins de Vasconcelos, mãe de Félix Gomes Pequeno Júnior, pai de Bartolomeu Lopes Pequeno, pai de Maria Bezerra Freire, mãe de Ana Francisca da Conceição, mãe de Antônio Pinheiro.
Quero crer que meus primos mais distantes, são na verdade muito próximo...

Alguns casamentos de pessoas próximas, coletados dos livros da Matriz de Sant'Ana de Currais Novos:

1) Casamento de Antonio Pinheiro Galvão Sobrinho e Ana Maria da Conceição - 1925

2) Casamento de Antonio Tomaz de Araújo e Maria Mendes de Oliveira - 1925

3) Casamento de Francisco Cândido de Oliveira Mendes e Porfíria Isabel Bezerra de Araújo - 1895

4) Casamento de Francisco Etelvino de Medeiros e Maria Benta de Medeiros - 1917

5) Casamento de João Plácido de Lira e Maria Galvão - 1915

6) Casamento de Casamento de José Pinheiro Galvão e Rita Pires Segundo - 1925

7) Casamento de José Pinheiro Galvão Sobrinho e Maria do Carmo Pires - 1917

8) Casamento de Luiz Pires de Medeiros e Adélia Amélia Adelaide de Vasconcelos - 1914

9) Casamento de Manoel Ferreira de Lira e Beatriz Dantas Cortez - 1926

10) Casamento de Manoel Pinheiro de Andrade e Ana Francisca da Conceição - 1916

11) Casamento de Tomaz Bezerra de Araújo (Tomaz Tenente) e Laurinda Bezerra de Vasconcelos - 1924

12) Casamento de Tomaz Teodomiro de Oliveira e Idila Galvão de Lira - 1936

13) Casamento de Tristão de Barros e Severina Araújo - 1927

14) Casamento de Vicente Cândido de Oliveira e Inácia Vasconcelos de Medeiros - 1935

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Árvores Genealógicas dos descendentes de João Plácido de Lira, em seu primeiro casamento com Maria Galvão

Descendentes de Antônio Pires de Albuquerque Galvão e Guilhermina Francisca de Medeiros

Fotografias - Parte II