20 de julho de 2012

Achado Genealógico: mais um filho de Joca Paz

            A prole do meu bisavô João Plácido de Lira (Joca Paz) se estende mais ainda. Ontem, pesquisando nos livros de batismos da igreja de Currais Novos, encontrei o registro de mais um filho de Joca Paz e Maria Galvão, meus bisavós maternos. O mesmo nasceu a 14/04/1922, falecendo, fatalmente, ainda na primeira infância, senão no mesmo mês e ano do nascimento, já que o batismo foi realizado 4 dias após o seu nascimento, como pode ser comprovado abaixo (cópia da folha do livro de batismos da igreja-matriz de Sant'Ana - C. Novos, RN)


            Também encontrei o óbito de uma filha do casal chamada Hilda, e que Fernando Galvão havia encontrado o seu batismo, há algum tempo. Hilda nasceu a 17/091920, e faleceu em 09/09/1922, antes de completar 2 anos de vida. Segue a imagem da folha do livro de óbitos da igreja-matriz de Currais Novos:


               Desconfio que houveram ainda outros filhos do casal acima, já que minha tia Maria Galvão (Lilia) foi o filho nascido depois de Manoel, mas somente em Agosto/1925. Além disso, existem outras lacunas, entre os irmãos subsequentes, pois os nascimentos que tenho catalogados, foram nos anos de 1926 (Ozima), 1930 (Chiquinho), 1931 (Odisa) e finalmente José Lira em 1934, quando do falecimento de Maria Galvão, a mãe de minha avó Idila, em consequências do parto do último filho.
                Com o último achado, sabemos que Joca Paz soma pelo menos 9 filhos do primeiro matrimônio, 13 do segundo e 2 filhas de um relacionamento extra-conjugal com Francisca Severiano, de quem sabemos terem nascido as filhas nos anos de 1931 e 1937.
                Seguimos buscando mais informações...

Nenhum comentário:

Postar um comentário