Achado Genealógico: mais um filho de Joca Paz

            A prole do meu bisavô João Plácido de Lira (Joca Paz) se estende mais ainda. Ontem, pesquisando nos livros de batismos da igreja de Currais Novos, encontrei o registro de mais um filho de Joca Paz e Maria Galvão, meus bisavós maternos. O mesmo nasceu a 14/04/1922, falecendo, fatalmente, ainda na primeira infância, senão no mesmo mês e ano do nascimento, já que o batismo foi realizado 4 dias após o seu nascimento, como pode ser comprovado abaixo (cópia da folha do livro de batismos da igreja-matriz de Sant'Ana - C. Novos, RN)


            Também encontrei o óbito de uma filha do casal chamada Hilda, e que Fernando Galvão havia encontrado o seu batismo, há algum tempo. Hilda nasceu a 17/091920, e faleceu em 09/09/1922, antes de completar 2 anos de vida. Segue a imagem da folha do livro de óbitos da igreja-matriz de Currais Novos:


               Desconfio que houveram ainda outros filhos do casal acima, já que minha tia Maria Galvão (Lilia) foi o filho nascido depois de Manoel, mas somente em Agosto/1925. Além disso, existem outras lacunas, entre os irmãos subsequentes, pois os nascimentos que tenho catalogados, foram nos anos de 1926 (Ozima), 1930 (Chiquinho), 1931 (Odisa) e finalmente José Lira em 1934, quando do falecimento de Maria Galvão, a mãe de minha avó Idila, em consequências do parto do último filho.
                Com o último achado, sabemos que Joca Paz soma pelo menos 9 filhos do primeiro matrimônio, 13 do segundo e 2 filhas de um relacionamento extra-conjugal com Francisca Severiano, de quem sabemos terem nascido as filhas nos anos de 1931 e 1937.
                Seguimos buscando mais informações...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Árvores Genealógicas dos descendentes de João Plácido de Lira, em seu primeiro casamento com Maria Galvão

Descendentes de Antônio Pires de Albuquerque Galvão e Guilhermina Francisca de Medeiros

Fotografias - Parte II