Irrigação e Fertirrigação - Parte II

4.4.2 SODICIDADE
O Sódio (Na+) é um dos elementos mais freqüentes da água de irrigação. Além de não ser essencial para os cultivos, um alto conteúdo deste cátion na água, pode afetar negativamente à estrutura do solo.
Para avaliar a sodicidade da água de irrigação, se utiliza o índice RAS (Razão de Adsorção de Sódio), que se refere à proporção relativa em que se encontra o sódio, ante cátions como Cálcio e Magnésio que amenizam o efeito negativo do Sódio (especialmente o Cálcio).
A RAS é facilmente determinada, se se conhece as concentrações, em meq/l, de Sódio, Cálcio e Magnésio da água. A fórmula a ser empregada é a seguinte:
Quanto maior for este valor, maior será o perigo de degradação do solo. É conveniente não confundir a RAS da água de irrigação (RASar) com a RAS do solo (RASss).
Hoje já se sabe que valores mais altos de RAS são admitidos à medida que aumenta a salinidade da água, já que o efeito dispersante do Sódio sobre o solo é atenuado por altas concentrações de sais que preservam sua estrutura.
À medida que diminui a quantidade de água no solo, os sais existentes no mesmo se concentram cada vez mais. Esta circunstância favorece a precipitação do Cálcio e do Magnésio, formando Carbonato e Bicarbonato Cálcico e Magnesiano, bem como Sulfato Cálcico (gesso).
Este fato faz com que a proporção de Sódio aumente e com isso o perigo de que o solo se degrade. Para precaver a afirmação anterior, os laboratórios determinam a RAS ajustada (RASaj) que agrega mais informações.



4.4.3 TOXIDEZ
A presença de alguns elementos (cloro, sódio, boro,...) na água de irrigação, pode produzir sintomas de toxidez em alguns cultivos ao ultrapassar certas concentrações.
É importante não esquecer que estes problemas de toxidez são específicos para um determinado elemento e uma planta, em particular.
De modo geral e indicativo, na tabela abaixo são apresentadas as seguintes diretrizes para que se interprete a qualidade das águas de irrigação:



No caso em que a água é aplicada por aspersão sobre o cultivo, as concentrações de sódio e cloro não deverão ultrapassar os 3,0 meq/l.

4.4.4 OUTROS CRITÉRIOS
4.4.4.1 Dureza
O grau de dureza da água se refere aos seus conteúdos de Cálcio e Magnésio. O resultado é expresso em graus hidrométricos franceses. Para o seu cálculo se emprega a seguinte fórmula:


Em geral, as águas muito duras são pouco recomendadas em solos pesados. Por outro lado, sua utilização está bastante indicada na recuperação de solos sódicos.
À partir de 50 hf (ou °F) pode acontecer problemas de obstrução de gotejadores, na irrigação por gotejamento.

4.4.4.2 Perigo de obstruções


4.4.4.3  pH (aconselhável)
·             Para equipamentos de irrigação: 6  -  7
4.4.4.4    Sulfatos
Valores superiores a 300 – 400 mg/l podem produzir problemas de corrosão na tubulação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Árvores Genealógicas dos descendentes de João Plácido de Lira, em seu primeiro casamento com Maria Galvão

Descendentes de Antônio Pires de Albuquerque Galvão e Guilhermina Francisca de Medeiros

Fotografias - Parte II