Nacionalidade portuguesa para descendentes de judeus sefarditas



Em 2015, os governos de Espanha e Portugal, promulgaram legislação específica dando a possibilidade aos descendentes de judeus perseguidos pela inquisição, pleitear a nacionalidade destes países.
Para a Espanha, a legislação já não está mais em vigor, o prazo se esgotou em 1º/10/2019 passado. Não obstante, a legislação segue vigente em Portugal, e milhares de pessoas de todo mundo tem conseguido provar sua descendência ascendência sefardita, tornando-se aptos ao pleito da tão esperada cidadania Portuguesa.
Não se trata somente de uma reparação histórica, mas também a oportunidade de tornar-se membro de um país da Comunidade Européia, pois, uma vez cidadão Português, passa-se a ser também cidadão Europeu, com todas as prerrogativas de deveres e benefícios.
O processo é simples, e consta de duas etapas: no primeiro momento, o interessado deve fazer a prova documental de sua ligação com algum judeu perseguido, submetendo um relatório genealógico, com provas irrefutáveis, à Comunidade Isralelita de Lisboa-CIL (www.cilisboa.org). Uma vez recebido o certificado da Comunidade Israelita de Lisboa, passa-se à segunda etapa do processo, onde será requerida a nacionalidade.
Temos ajudado inúmeras pessoas, com raízes no SERIDÓ do Rio Grande do Norte, membros ligados a famílias de sobrenomes bastante conhecidos na região, tais como: Araújo, Azevedo, Batista, Bezerra, Dantas, Fernandes, Galvão, Medeiros, Oliveira, Pereira, dentre tantas outros.
Contatem-nos, e teremos prazer em responder aos seus questionamentos: sefarditasdoserido@hotmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Árvores Genealógicas dos descendentes de João Plácido de Lira, em seu primeiro casamento com Maria Galvão

Descendentes de Antônio Pires de Albuquerque Galvão e Guilhermina Francisca de Medeiros

Fotografias - Parte II